PEDRAS DE MARIA DA CRUZ – MG
Jacó Turismo
Endereço: rua boa vista n 66 – centro
Telefones/fax: (38) 3621-2658
e-mail: stevescontabilidade@hotmail.com
tipos de serviço
excursão , passeio local , especial, traslado
Serviços city tour/ passeios/ principais destinos:
Balneário de pandeiros, Catolé, Fabião, comunidade de Bonsucesso,
Comunidade quilombola.

Jonas Turismo
Endereço: avenida Montes Claros – centro
Telefones/fax: (38) 9104 3590 Tim
(38) 9948 2941 vivo
e-mail: jonas.mendesdeoliveira@hotmail.com
Tipos de serviço
Excursão, Passeio local, Especial ,Traslado
Serviços City tour/ passeios/ principais destinos:
Balneário de pandeiros, Catolé, Fabião, comunidade de Bonsucesso,
Comunidade Quilombola.

JANUÁRIA – MG

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

Localizado no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, no norte de Minas Gerais, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é uma das várias Unidades de Conservação da região que chama atenção pela beleza natural. A arte rupestre datada de mais de 10 mil anos nas paredes, o Janelão e as diversas Grutas – ricas em beleza e biodiversidade – são atrações ainda inexploradas pelo grande público. O Parque, criado em 1999, ainda não é aberto para o turismo, mas as obras de infraestrutura já iniciaram. A previsão de término é julho de 2014. No total, seis roteiros de visitação e oito grutas serão abertas ao público.

Localidade: comunidade fabião
Distância da localidade mais próxima (km): 1 km
Distância do ponto zero do município (km):1 km

Rio São Francisco
Rio da Unidade Nacional tem suas águas morenas (Zanone Campos, 2010) e é peça principal do Circuito Turístico Velho Chico. Oferece belos passeios de caiaque, escuna, barco e canoa, absorvendo ar puro, paisagens nativas, fauna e flora ribeirinha, a pesca profissional e amadora e belas praias urbana e rurais nativas para lazer dos visitantes.
Observações complementares:
Durante o período da seca, o Rio São Francisco recebe turistas de âmbito nacional para fins de lazer, peca e praias temporárias.

Praia de Januária

A praia de Januária é sazonal, de abril a outubro, com alta temporada de julho e agosto, q itinerante, pois conforme assoreamento transfere de lugar ou de margem. Conta com o sol escaldante de Januária, oferece forte bronzeado aos banhistas, além das barrancas, bar/restaurante com o tradicional peixe para saborear.

Localizada no Rio São Francisco em frente ao cais de Januária
Ponto de referencia: Caís

Refúgio da vida silvestre do Rio Pandeiros

Em 2004, através do Decreto nº 43.910 a área do “Pantanal do Rio Pandeiros” se tornou um Refúgio de Vida Silvestre, um dos tipos de unidade de conservação do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), cujo objetivo é proteger a ictiofauna da bacia do rio São Francisco, em especial as espécies migradoras, através da preservação das áreas alagáveis e lagoas marginais do rio Pandeiros. Esse rio é tido como um berçário natural para os peixes do rio São Francisco. Por esse motivo e por constituir-se em extensa área alagada, principalmente no período das cheias, é denominada de “Pantanal Mineiro”. Além de sua importância biológica, a beleza cênica da região corrobora a necessidade de proteção. Possui área de 6.102 há.

Observações complementares:
Em estudos realizados na década de 1980, através de coletas de peixes na calha do rio Pandeiros, em sua área alagada e em suas lagoas marginais, foram registradas várias espécies de peixes de piracema (migradoras) e de importância comercial, tais como o dourado (Salminus brasiliensis); surubim (Pseudoplatystomacorruscans); curimatá-pacu (Prochilodusargenteus); curimatá-pioa (Prochiloduscostatus); matrinchã (Bryconorthotaenia); piau-verdadeiro (Leporinusobtusidens); pacu (Myleusmicans); piau-branco (Schizodonknerii); piranha (Pygocentruspiraya); traíra (Hopliasmalabaricus) e pacamã (Lophiosilurusalexandri). A riqueza de espécies verificada certamente é ainda maior, fato a ser comprovado caso haja a intensificação de amostragens experimentais na região.
Referências /documentos consultados
http://www.sfrancisco.bio.br/aspbio/pandeiros.html

Cachoeiras do rio pandeiros
O balneário de pandeiros possui área de camping, churrasqueiras, pousadas simples e vários restaurantes onde se pode saborear peixe frito/ensopado e/ou galinha caipira e arroz com pequi.
Existem três cachoeiras interligadas por trilhas, sendo a mais recomendada aos banhistas a 3ª cachoeira.

Nome da localidade:comunidade de pandeiros
distância da localidade mais próxima (km): 2

Rio Pandeiros
Transformado em APA na década de 90 – século xx, pelo decreto 38.744, oferece a Januária, Bonito de Minas e aos visitantes diversão e lazer nas praias, cachoeiras e passeios, Rio de águas transparentes, pequenos trechos em corredeiras e redemoinhos. As terras ribeirinhas não são desapropriadas, porém exige-se o controle ambiental para preservação patrimonial.
Localizado a 2 km da comunidade de Pandeiros
Ponto de referência: comunidade de pandeiros
Distância da localidade mais próxima (km): 2 km